Decorar o lar é um momento de terapia. Mas você sabe qual é o seu estilo de decoração? Entenda o seu perfil antes de planejar como decorar um cômodo.
Decorar a nossa casa é um momento de terapia. A gente pode optar por diferentes itens de decoração, funcionalidade de móveis e objetos e levar em consideração o nosso próprio gosto pessoal.
Mas sejamos francos: nem sempre é fácil determinar qual estilo de decoração é o ideal para o nosso gosto. Geralmente, pesquisamos em fóruns, vídeos, revistas e até mesmo fazemos testes para sair da indecisão.
Pensando nisso, preparamos um guia para que você possa entender qual é o seu estilo de decoração de acordo com seu próprio perfil.
Afinal, quando o assunto é estilo de decoração, existem tantas opções que fica até difícil escolher. Decorar com estilo clássico, rústico, contemporâneo, escandinavo ou minimalista?
Para não correr riscos na hora de comprar os objetos de decoração, como quadros, a melhor dica que podemos dar é para que você escolha exatamente aquilo que mais agrada você. Essa é a melhor forma de garantir que você chegue em casa e se sinta bem com a decoração que você mesma montou. Mas afinal, como decorar?
Pesquise os diferentes tipos de decoração…antes de decorar!
A melhor maneira de descobrir o seu perfil e o estilo de decoração que mais combina com você é pesquisando todas as opções que existem, ou pelo menos algumas delas. Nessa primeira etapa, você já conseguirá identificar os principais elementos e características de estilos com os quais você se identifica e aqueles que não têm nada a ver com seu perfil.
Por meio das pesquisas, você já conseguirá ter uma boa ideia de como recriar o visual da sua casa montando uma nova decoração no seu quarto, sala de estar, cozinha ou quaisquer outros ambientes.
Crie uma listinha com preferências pessoais para entender o seu perfil
Quanto mais claro for para você suas próprias preferências pessoais, mais fácil será definir o estilo de decoração e montar o seu ambiente. Uma forma segura de fazer isso é criando uma listinha com todas as suas preferências pessoais, isso é, tudo o que você mais gosta.
Vale anotar tudo que chama a sua atenção: as cores no ambiente, os materiais utilizados, os objetos de decoração que compõem o cenário, etc.
Pense também se você é do tipo de pessoa que prefere decorações mais discretas ou extravagantes, cores com linhas retas ou desenhos abstratos, móveis curvos ou retos.
Finalizando essa lista , você terá uma ideia melhor do que realmente gosta e saberá identificar o que você gostaria de ver na sua decoração e o que não faz sentido neste momento para você.
Para que a sua decoração não vire uma frustração para você, é importante que esteja alinhada com o seu próprio estilo de vida. Lembre-se que quando decoramos o ambiente, o ideal é que o projeto seja de longo prazo.
É claro que você é livre para mudar a decoração a qualquer momento, pois a vida é dinâmica e os nossos gostos mudam com o passar do tempo. No entanto, é provável que após definir o seu estilo de decoração, você passe um bom tempo com ela. Por isso é importante não apenas que ela seja bonita, mas também funcional.
Por exemplo, se você não gosta muito de fazer faxina ou não tem tempo para cuidar de tarefas domésticas, talvez não seja a melhor ideia investir em acessórios demais. Se você não se lembra de regar as plantas, alguns estilos de decoração podem não ser os ideais, como Urban Jungle e o rústico, que priorizam bastante o uso de plantas. Parecem detalhes, mas eles fazem toda diferença no dia a dia.
Considere o que você já tem
Se o seu ambiente já estiver pronto e você está apenas redecorando o local, muito provavelmente alguns móveis e objetos de decoração vão permanecer no cômodo. Por isso, é importante que você leve tudo que você já tem em consideração para que objetos e móveis novos combinem com os que você já tem, assim que você definir o seu estilo de decoração preferido.
Inclusive, pode ser um bom ponto de partida para que você defina qual é o estilo predominante do ambiente. Olhe com atenção ao seu redor antes de escolher como decorar, pense em tudo que você quer manter e o que você quer descartar depois que o local for repaginado. Afinal, se um dia você escolheu os móveis e objetos de decoração atuais, eles podem dar uma boa pista de qual é o seu estilo de decoração.
Uma dica extra é acessar o blog da Boemi e conhecer todas as nossas opções e coleções de quadros decorativos. Você encontrará artes nos estilos minimalista, escandinavo, fotográfico, clássico, abstrato e vários outros. Escolha aquele que melhor combina com seu gosto, monte a sua decoração e aproveite o seu novo espaço!