Você gostaria de mudar a decoração do seu ambiente? Listamos 3 dicas no Blog da Boemi de como escolher quadros decorativos para a sala de jantar. Confira aqui!
Só de pensar em fazer reforma, na sujeira que isso faz e no dinheiro gasto dá até preguiça, né? Então, por que não redecorar o seu ambiente com quadros decorativos?
Quadros decorativos podem ser encontrados em diferentes formatos, tamanhos e estilos. É uma ótima alternativa para dar outra cara ao seu lar com a sua personalidade!
Se você gostou da ideia mas não sabe por onde começar, não se preocupe!
Preparamos para você aqui no Blog da Boemi 3 dicas de como escolher quadros para a sala de jantar e deixar seu cantinho ainda mais bonito e aconchegante.
Vamos lá?
Como escolher o quadro ideal para a sala de jantar?
Com tantos modelos, cores, tamanhos, molduras e estilos, fica difícil mesmo saber o que colocar na sua sala de jantar.
O fato é que nem todos os quadros decorativos combinam com o ambiente dependendo do estilo que você quer.
Por isso, antes de comprar seus quadros, confira as dicas que preparamos a seguir para você não errar na escolha!
#1. Escolha o estilo de decoração e entenda como escolher quadros para a sala de jantar
Esse é provavelmente um dos passos mais difíceis, mas ao mesmo tempo importante, para que você possa escolher quadros para a sala de jantar.
Isso porque você deve escolher um estilo de decoração que agrade seus olhos. É com base no estilo escolhido que você irá compor a parede da sua sala de jantar.
Existem vários estilos de decoração, mas você não precisa se prender a um só. É perfeitamente possível mesclar diferentes estilos e criar o seu próprio.
Para te ajudar, separamos abaixo as principais características das maiores tendências atuais de decoração. Confira!
Estilo retrô
Não confunda com o estilo vintage, que se baseia no uso de elementos visuais utilizados na década de 1920. O retrô remete ao passado, mas a elementos de outras décadas. Suas principais características são:
- Uso de móveis antigos;
- Tons pastéis;
- Estampas de flores e desenhos geométricos;
- Iluminação com velas em candelabros e/ou lamparinas.
Estilo vintage
Diferentemente do estilo retrô, se baseia exclusivamente na decoração da década de 1920. Você pode utilizar também móveis bem antigos (porém em bom estado de conservação). Suas principais características são:
- Objetos antigos;
- Iluminação neon;
- Tons pastéis;
- Mobília em madeira;
- Cores sóbrias.
Estilo clássico
Também remete ao passado, mas diferentemente do retrô e vintage, se baseia principalmente em elementos e peças sofisticadas, e não necessariamente em épocas específicas, misturando diferentes cores e formas. Suas principais características são:
- Ambientes luxuosos;
- Objetos chamativos e volumosos (cortinas e tapetes imponentes);
- Todo tipo de acessório chamativo;
- Cores fortes.
Ou seja, é totalmente o inverso do estilo minimalista!
Estilo rústico
O que predomina no estilo rústico é a valorização de elementos e cores naturais, que remetem à madeira e estações como outono. É possível compor decorações simples, porém charmosas e chamativas. Suas principais características são:
- Utilização de muitos tecidos;
- Luzes amareladas;
- Uso de madeira;
- Composições com plantas;
- Cores que remetem à natureza, como verde e marrom;
- Objetos artesanais.
Existem muitos outros estilos de decoração, e os exemplos acima foram dados para que você tenha uma base das possibilidades que pode escolher.
#2. O tamanho e as cores do ambiente
Se você já sabe qual estilo de decoração escolherá, o próximo passo é levar em consideração o tamanho e as cores da sua sala de jantar (isso vale para qualquer outro cômodo).
Caso sua sala de jantar seja pequena, usar quadros menores é o mais adequado, para que o ambiente não fique poluído visualmente.
Por outro lado, se o espaço é grande, poderá montar composições com quadros maiores e mais chamativos. Montar uma gallery wall em espaços maiores também cria um efeito bem interessante.
Resumindo, o ideal é combinar as proporções entre o tamanho dos quadros e das paredes. Não é errado usar quadros maiores em paredes menores, mas o efeito visual pode não ficar muito agradável.
Se estiver em dúvidas, opte por fazer uma composição com mais de um quadro de tamanho reduzido.
Além do tamanho, você também deve levar em consideração a paleta de cores do ambiente e dos quadros decorativos.
O recomendado é sempre buscar um equilíbrio entre os dois. Se a sua sala de jantar tem cores mais neutras, como tons pastéis, quadros com cores mais vivas podem valorizar mais o ambiente.
Por outro lado, se a sua sala tiver cores vibrantes, quadros com cores mais neutras conversam melhor com a decoração.
#3. Composição dos quadros: como escolher quadros para a sala de jantar?
Agora que você sabe como escolher quadros para sala de jantar, precisamos falar sobre a composição no seu ambiente!
Existem muitas formas de criar composições: 3 quadros de mesmo tamanho alinhados, 6 quadros com 3 fileiras em cima e 3 embaixo, 4 quadros com dois alinhamentos diferentes, enfim.
Você pode fazer a distribuição de forma assimétrica com quadros de diferentes tamanhos, o que causa um efeito bem interessante, ou alinhar de forma simétrica quadros do mesmo tamanho.
Portanto, caso sua sala de jantar não seja muito grande, a dica é utilizar entre 4 a 5 quadros de tamanho menor, podendo ser alinhados assimetricamente.
Se a sala for grande, dependendo do tamanho, é possível alinhar entre 8 a 10 quadros de maneira harmoniosa!
Em relação às molduras, também é possível montar diferentes combinações. Você não precisa usar todas com a mesma cor ou modelo, necessariamente.
Se optar por estilos de decoração mais modernos, como o contemporâneo, fica até mais legal usar molduras coloridas e diferentes. Já se o estilo for clássico, aposte em molduras iguais, de mesma cor e tamanho.
Não existem regras e, portanto, você deve montar de acordo com o seu gosto pessoal, de forma que o ambiente não fique sobrecarregado ou desarmonioso.
Quer dar uma olhadinha nas opções de quadros para sala da Boemi? Confira clicando aqui!