Planejar bem uma gallery wall pode mudar totalmente um ambiente e proporcionar ar de renovação. Mas para mantê-la bem conservada, é necessário limpar os quadros e as molduras com certa frequência.
Utilizar quadros decorativos em um ambiente é uma excelente maneira de levar a sua personalidade a ele. Planejar bem uma gallery wall, por exemplo, pode dar um ar de renovação ao ambiente, além de preencher os espaços vazios.
No entanto, muitas vezes os quadros e molduras são esquecidos na hora de fazer a faxina. Com o passar do tempo, elementos como umidade (muitas vezes causada pelos próprios produtos de limpeza), poeira e temperatura podem desgastar os quadros, dando um aspecto envelhecido.
Para evitar passar por esse tipo de problema, separamos no Blog da Boemi algumas dicas interessantes de como fazer a limpeza de quadros e molduras, quais produtos utilizar e com que frequência ela deve ser feita.
Acompanhe a seguir!
#1. Como limpar quadros e molduras no dia a dia?
A poeira acumulada no dia a dia é um dos principais motivos pelos quais um quadro decorativo se deteriora. Para evitar, o ideal é que a limpeza seja feita pelo menos uma vez por semana. Porém, a frequência pode mudar dependendo de onde você mora (casas e apartamentos que ficam próximas a regiões com florestas e/ou ruas de terra tendem a juntar pó de forma muito mais rápida).
Em quadros feitos em canvas, o ideal é utilizar um espanador eletrostático com cerdas. Neste caso, o quadro deve ser limpo tanto na parte da frente quanto atrás.
Caso você já tenha algum quadro com moldura de vidro na sua casa, o recomendado é utilizar um paninho umedecido em água com algumas gotinhas de álcool. O pano deve ser utilizado unicamente para a limpeza do vidro.
Ao finalizar, você poderá usar uma flanela seca para remover manchas. Recomendamos que você nunca utilize um aspirador de pó para limpar seus quadros decorativos, pois a força da sucção pode estragá-lo. Além disso, jamais use solventes para limpar o seu quadro, pois eles podem danificar o material.
#2. Como fazer a limpeza das molduras?
As molduras podem ser feitas de vários materiais, mas independentemente de quais sejam eles, a limpeza deve ser feita sempre da mesma forma: com um paninho úmido de água e bem torcido.
Até mesmo molduras brancas não precisam de produtos especiais para serem limpas. Antes de limpá-las com um pano úmido, o ideal é utilizar uma flanela seca para remover o pó.
Além disso, lembre-se sempre de limpar na frente e atrás, para evitar o ataque de traças às molduras, que podem se acumular na parede, especialmente nas que possuem frestas.
- Se seu quadro decorativo possui moldura de madeira, recomendamos que primeiro você utilize uma flanela seca e macia para retirar o pó, e se necessário, utilizar em seguida uma flanela levemente úmida com água;
- Para molduras pretas, a limpeza é ainda mais simples. Basta usar a flanela seca para retirar o pó e depois levemente umedecida com água;
- Para molduras brancas, você nunca deve usar produtos de limpeza. O ideal é utilizar flanela seca para retirar o pó e em seguida levemente umedecido.
#3. Evitando o acúmulo de mofo
Um dos principais motivos pelos quais quadros decorativos acumulam mofo é a umidade. Para evitar a propagação de fungos, recomendamos que os quadros sejam posicionados em locais bem arejados.
Porém, evite posicioná-los em ambientes onde o sol bata diretamente na tela, pois o excesso de luz também pode danificar alguns materiais.
Caso você utilize quadros decorativos na cozinha, poderá usar também um paninho úmido com detergente neutro. Mas utilize apenas em caso de necessidades, pois quanto menos produtos químicos você utilizar para limpar os quadros decorativos, melhor.
Se o ambiente onde você vive é naturalmente mais úmido, um truque que você pode utilizar é colar nos quatro cantos dos seus quadros decorativos um pequeno pedaço de fita, ou mesmo quadradinho de feltro, para evitar colocar o quadro em contato direto com a parede.
Resumindo, eis os cuidados que você deve ter com os seus quadros decorativos para prolongar a qualidade!
- Mantenha seus quadros longes das fontes de calor como lareiras, velas e locais onde o sol bate diretamente nos quadros;
- Evite colocá-los em ambientes úmidos, pois além do mofo, insetos também podem aparecer e danificar os quadros;
- Não deixe para cuidar da limpeza dos quadros somente quando os primeiros sinais de deterioração aparecerem pela falta de cuidado;
- Nunca utilize fita adesiva diretamente sobre a tela;
- Se você precisar transportar seus quadros decorativos, faça isso protegendo-os com papel de seda ou plástico bolha;
- Sempre que for manusear os quadros, o ideal é estar com as mãos limpas.
Gostou das dicas sobre como limpar quadros e molduras? Acesse a loja da Boemi e conheça nossa coleção completa de quadros decorativos!