Planejar a decoração de um apartamento pequeno pode parecer complicado, mas definitivamente não é. Você só precisa ter paciência e saber o que escolher na hora de compor a decoração!
Para montar a decoração de um apartamento pequeno e deixá-lo aconchegante, cada item e objeto deve ser escolhido cuidadosamente, de forma que o espaço e conforto não sejam comprometidos com a movimentação no local.
Cada vez mais pessoas escolhem morar em casas e apartamentos pequenos. Um dos motivos é a praticidade do dia a dia para manter o ambiente arrumado, necessitando de menos limpeza e manutenção.
O mais importante na hora de compor a decoração para um apartamento pequeno é saber aproveitar ao máximo o espaço e calcular o tamanho e posição de cada objeto, sejam plantas, objetos de decoração, fotografias ou quadros decorativos.
Por isso, nós preparamos uma lista com algumas dicas aqui no Blog da Boemi para que você possa planejar a decoração do seu ambiente e deixar seu apartamento pequeno mais aconchegante. Acompanhe a seguir!
Menos é mais – Aproveite cada espaço do seu apartamento, mas na medida
Na hora de decorar um apartamento pequeno, por causa da limitação de espaço, o melhor a se fazer é ter a consciência de que menos é mais. Mas isso não significa, definitivamente, que você precisa necessariamente apostar em uma decoração minimalista.
É fundamental estar atento ao espaço disponível bem como aos detalhes para fazer escolhas cautelosas e assertivas, sempre priorizando o espaço disponível.
Como estamos falando da decoração de um apartamento pequeno, tenha em mente que você deve cultivar o desapego. Em ambientes pequenos, não dá para acumular milhares de coisas que já não têm mais sentido para você, ou mesmo utilidade.
Estocá-las em um apartamento pequeno pode prejudicar a movimentação, tornar os ambientes menos funcionais e ainda sobrecarregar a decoração.
Por isso, é hora de se organizar e se desfazer do que não serve mais para você!
Em espaços menores, sejam casas ou apartamentos, o ideal é evitar acumular móveis que nos dão a possibilidade de encher de outros objetos, como prateleiras e/ou estantes.
Ou mesmo aquela cadeira que fica no cantinho do quarto e que só é usada para colocar aquela pilha de roupas, que dá um ar de bagunça ao ambiente.
Use espelhos estrategicamente posicionados para fazer a decoração de um apartamento pequeno
O uso de espelhos é uma dica corriqueira que talvez você já conheça, mas o efeito que ele proporciona em ambientes pequenos é tão interessante que vale a pena falar sobre eles.
Se eles forem posicionados estrategicamente, podem dar a impressão de que o local dobrou de tamanho.
E para conseguir esse efeito, você pode posicionar espelhos em uma parede que reflita outro cômodo. É comum colocar esses espelhos de parede em ambientes como sala e quarto, por exemplo. Mas você também pode colocar na sala de cozinha ou no hall de entrada.
Atente-se para não colocar os espelhos atrás de objetos eletrônicos, para não deixar os fios à vista!
Além disso, caso você opte por usar espelhos, lembre-se de não carregar muito na quantidade de objetos de decoração, sejam plantinhas, fotos, quadros ou outros objetos, pois ao refleti-los, o ambiente pode ficar muito carregado dependendo da quantidade de cada.
A iluminação transforma espaços
Planejar uma iluminação adequada também ajuda a valorizar o seu espaço. Assim como as cores podem exercer influência, a luz pode ampliar, diminuir e até tornar um espaço mais aconchegante.
A luz branca geralmente é associada a ambientes de trabalho, pois ajuda a manter o foco e a concentração, como cozinhas e ambiente de home office.
Já a luz amarela proporciona mais aconchego, por ser uma cor quente. É ideal para a sala de estar e para os quartos.
Mas como fazer isso em um apartamento pequeno, se houver integração entre os espaços? Simples. Use dois interruptores para as diferentes lâmpadas!
Se a lavanderia do seu apartamento for integrada à cozinha, por exemplo, poderá usar a cor branca. Agora, se o seu cantinho de trabalho for no próprio quarto, poderá utilizar spots de luz amarela e branca e alternar a cor dependendo do momento.
Por exemplo, a luz branca pode ser utilizada nos momentos em que você estiver estudando ou trabalhando, enquanto a luz amarela pode ser usada quando você estiver fazendo qualquer outra coisa, como ler um livro.
Decoração de um apartamento pequeno com quadros decorativos
Mesmo que o seu apartamento seja pequeno, não é desculpa para não cuidar com carinho da decoração!
Antes de comprar seus quadros decorativos, é importante que você entenda qual é o seu estilo preferido. Existem vários, desde os mais coloridos como estilo boho, aos mais discretos como o estilo minimalista.
Outra dica de estilo que pode funcionar bem para o seu apartamento pequeno é o estilo escandinavo, que proporciona bastante aconchego com decorações muito bonitas, sofisticadas e funcionais.
Independentemente do que você goste, seja de quadros fotográficos, modernos, clássicos ou quadros com frases, certamente encontrará uma opção que mais agradará a você.
Acesse aqui a loja da Boemi e conheça todas as nossas opções de quadros decorativos, com molduras produzidas à base de madeira 100% reflorestada!