Fazer o planejamento da decoração de um apartamento é um passo muito importante, especialmente quando a casa é nova. Esteja você alugando um apartamento ou então realizando o sonho de ter o imóvel próprio, é importante pensar em todos os detalhes, desde os mais burocráticos relacionados à documentação até a decoração do ambiente interno para decorar o lar com a sua cara.
Alguns pontos importantes não podem ser deixados de lado, como detalhes que você deixa para depois e chama de provisórios, e em alguns casos acabam se tornando definitivos.
Por isso, se você não tem ideia de por onde começar a planejar a decoração de seu apartamento, preparamos um guia com três dicas para ajudar você nessa missão. Separamos alguns tópicos importantes que poderão ajudar você a tomar decisões para deixar o seu apartamento do jeito que você sempre quis. Vamos lá!
1- Entenda a importância do planejamento na hora de criar uma decoração do lar
Quando nos mudamos para um apartamento novo, isso nos remete à uma vida nova. É um momento em que sentimos muitas sensações novas, expectativas e muitas emoções. Além do mais, é necessário se adaptar a um ambiente novo. São transformações significativas na vida, não concorda? Por isso, elas merecem cuidado e atenção da sua parte, especialmente quando o assunto é decoração do lar.
Quando estamos prestes a pegar a chave do novo apartamento, sonhamos com os detalhes que queremos planejar, mas para que se tornem uma realidade, é importante reunir as ideias, sonhos e vontades em um papel e planejar para não tomar nenhuma decisão errada no meio do caminho antes de decorar o lar.
Ao fazer uma escolha equivocada, você pode se arrepender posteriormente, seja porque estourou o orçamento ou porque o resultado final não ficou como esperado. Por isso, é necessário planejar. Analise cada cantinho do seu apartamento e pense nos pequenos detalhes para compor a sua decoração. E lembre-se que não é necessário gastar todas as suas reservas financeiras para deixar o seu apartamento moderno e com a cara que você sempre quis.
De todo modo, antes de começar a comprar os objetos de decoração e os móveis, planeje para que eles não fiquem amontoados em um canto causando sensação de aperto. Coloque suas ideias no papel, teste, utilize ferramentas virtuais, visite espaços decorados e faça pesquisas sobre tendências que agradam seus gostos pessoais.
2- Vale a pena contratar um profissional?
Se você tem muitas ideias sobre a decoração do seu apartamento mas não tem muita certeza sobre como colocar em prática, a ajuda de um profissional neste momento importante pode ser uma ótima escolha. Com a planta do imóvel em mãos, você terá uma noção melhor de como poderá trabalhar em cada ambiente. Mas se você decidir encarar isso sozinha, leve em consideração que será um processo de longo prazo e você precisará tomar muitas decisões.
É importante você ser realista e entender que a falta de experiência e até mesmo a falta de tempo no dia a dia podem contribuir para que os planos de decoração dêem errado. Por isso, se você tiver dúvidas sobre o que fazer, a dica é contratar uma consultoria de designer de interiores que pode esclarecer todas as suas dúvidas.
Mas não precisa levar para outro extremo. Não é necessário delegar o projeto inteiro a um profissional e só voltar para casa quando tudo estiver pronto. Você vai curtir mais o processo se caminhar de forma individual, mas com o suporte de um profissional quando for necessário. Este profissional vai ajudar você a tomar as melhores decisões para que você consiga compor a decoração de acordo com o estilo que mais agrada você.
3- Tire as medidas do seu apartamento
Para decorar o lar e não se frustrar com erros bobos, é importante que você sempre acompanhe as medidas de todos os cômodos. Se você tiver a planta do apartamento em mãos, é importante levar para todas as lojas em que decidir comprar os móveis e objetos de decoração.
Por exemplo, se você quiser pendurar quadros decorativos nas suas paredes, precisará saber o tamanho delas, altura do pé direito do apartamento, localização de portas e janelas (até porque a luz do sol pode influenciar dependendo da posição em que você pendurar os quadros), localização de tomadas e interruptores. Tudo isso pode influenciar.
Além do mais, tanto a mobília quanto os objetos de decoração do apartamento devem preferencialmente ser proporcionais ao tamanho do cômodo. A decoração não deve ser apenas funcional, como também agradável aos olhos. Se o seu ambiente é pequeno, utilizar móveis muito grandes dará uma sensação de que o espaço é ainda menor.
Por isso, também recomendamos que você faça o seu orçamento para definir quais serão os custos na hora de decorar cada cômodo com os valores. Ficará mais fácil definir como você vai decorar cada cantinho do seu novo lar. Faça uma lista com todos os materiais, móveis e objetos de decoração para não perder o controle na hora de fazer o planejamento.
Gostou das dicas sobre decoração do lar? Acesse aqui a loja da Boemi, confira as nossas coleções de quadros decorativos e comece a transformar o seu ambiente!