O nosso lar tem um poder maior do que você pensa. A forma como é planejada a disposição de móveis e a decoração é capaz de impactar nosso estilo de vida e influenciar nosso estado de espírito, humor e produtividade. E por esse motivo, precisamos falar sobre a decoração Feng Shui.
Na verdade, Feng Shui é uma prática que, quando bem aplicada, pode proporcionar inúmeros benefícios. Todo mundo gosta de se sentir confortável dentro de casa. Todo mundo só quer um cantinho de paz e sossego após um dia corrido. Afinal, a maior parte do tempo passamos no nosso lar, e é natural que queiramos nos sentir bem dentro dele.
Mas o que isso tem a ver com Feng Shui? A tradução significa “vento e água”. Trata-se de uma prática milenar criada na China Antiga, que estuda como a energia do ambiente pode influenciar uma pessoa, independentemente de ser um ambiente artificial (construído) ou natural.
De acordo com o Feng Shui, somos todos parte do mesmo universo, e por isso, precisamos estabelecer uma relação harmônica com ele, e se necessário, manipular a energia do ambiente para que as vibrações entrem em equilíbrio.
Considerando que as vibrações do ambiente, quando em harmonia com as do universo, podem proporcionar inúmeros benefícios para o corpo e a mente, o ser humano foi além, e passou a estudar as diferentes aplicações do Feng Shui em edificações, setor mobiliário e decoração para preservar as energias positivas e conduzir para o meio externo as negativas, prezando assim pelo bem-estar mental e físico de quem vive no ambiente.
E como aplicar o Feng Shui em casa?
Antes de partir para o planejamento da decoração Feng Shui, você precisa entender o conceito de Baguá. Trata-se de um mapa que revela os principais pontos energéticos de cada ambiente e como eles podem ser trabalhados.
O baguá tem uma forma octogonal, e cada vértice representa um segmento que influencia a sua vida em diferentes âmbitos, como saúde, espiritualidade, relacionamento, profissional, criatividade, sucesso, etc.
O ponto mais importante deste mapa é o centro, pois ele representa um ponto de equilíbrio entre todos os âmbitos citados, unindo espírito, corpo, mente e bem-estar em um único ponto.
Outro aspecto importante é que cada guá (vértice) tem especificações em termos de cores e formas. Assim, se você decidir seguir suas orientações, será mais simples planejar a decoração de cada ambiente.
Se você quiser utilizar o baguá no seu ambiente, basta utilizar o mapa sobre a planta da sua casa ou apartamento. É importante que todos os cômodos fiquem visíveis, e que você mantenha a porta de entrada alinhada com o âmbito do trabalho do baguá.
Ao posicionar o mapa sobre a planta, será fácil perceber quais cômodos do seu ambiente estão alinhados com quais setores. Isso é, qual parte do seu apartamento corresponde a relacionamento, trabalho, saúde, sucesso, prosperidade, e por aí em diante. Desse modo, você poderá aplicar elementos, formas e cores correspondentes do Feng Shui nos seus cômodos.
Como aplicar na prática?
É muito simples. Veja: caso a sua cozinha fique alinhada com o segmento de saúde/família do baguá, você poderá seguir as diretrizes de cores e formas do segmento saúde/família em sua cozinha. Se o seu quarto estiver alinhado com o segmento relacionamento, deverá aplicar o mesmo.
Veja mais um exemplo. O segmento trabalho/carreira no baguá está associado ao elemento água, e as cores predominantes são preto e azul escuro. As formas são amorfas e irregulares, e as principais matérias-primas são vidro e cristal.
Já o guá do autoconhecimento/espiritualidade é pautado no elemento terra, as cores predominantes são lilás e azul, as formas são quadradas, e os materiais são derivados da terra como, por exemplo, argila e cerâmica.
Quer mais um exemplo? O guá da família tem como elemento central a madeira, com o verde como cor predominante e formas retangulares. Além disso, os materiais utilizados que podem harmonizar o seu ambiente são derivados da madeira, como sisal e bambu.
Dica para o hall de entrada
Agora que você entendeu como planejar a decoração baseada no Feng Shui, saiba também que o hall de entrada é tido como um dos lugares mais especiais da casa, já que a maior parte do fluxo energético que vem de fora dela passa pelo hall.
A dica para caprichar no hall de entrada é investir em uma ótima iluminação. Manter o ambiente bem iluminado trará uma sensação maior de aconchego e boas-vindas para quem visitar o seu apartamento.
Você pode enriquecer ainda mais o hall com objetos decorativos, como plantas e quadros decorativos. Isso ajudará a acentuar quão convidativo é esse pedacinho tão importante do seu lar.
Brinque com a decoração e use a sua imaginação. Vale a pena investir em composições de quadros decorativos e vasos. Espelhos também são indicados, pois de acordo com o Feng Shui, eles têm como papel principal contornar para fora do ambiente as energias ruins, impedindo que elas entrem no seu ambiente.
Gostou de conhecer mais sobre a filosofia do Feng Shui e como aplicar no seu lar? Acesse a nossa loja e confira nossas coleções de quadros decorativos para reenergizar seu lar!