Escolher imagens para quadros decorativos não parece ser uma tarefa complicada. Mas quando nos deparamos com uma infinidade de estilos, molduras e artes, a missão fica mais difícil. Afinal, a vontade que temos é de comprar todos os quadros disponíveis!
Mas não se preocupe: nós preparamos uma seleção de dicas para ajudar você no momento da escolha. A primeira coisa que você deve entender é que os quadros decorativos precisam estar em harmonia com a decoração do ambiente.
Além disso, quadros decorativos refletem a personalidade de quem vive no local. Sendo assim, você deve analisar alguns critérios antes de comprar os seus quadros decorativos para repaginar seus cômodos.
Quero saber como acertar na escolha das imagens dos seus quadros decorativos? Confira as nossas dicas a seguir!
1- Escolha os temas antes de pensar no estilo
Existem diversos estilos diferentes de decorações, como a minimalista, a rústica, industrial, clássica, contemporânea, estilo boho chic e outros.
Antes de você pensar no estilo de decoração, a dica é começar escolhendo os temas que mais agradam a você. Por exemplo, o que você mais gostaria de ter pendurado na sua parede?
- Quadro de paisagens?
- Imagens abstratas?
- Flores, plantas e animais?
- Frases?
Caso você esteja pensando em decorar diversos cômodos, não há nenhum problema em escolher vários temas de quadros decorativos. Apesar da importância de eles conversarem com o restante da decoração, é ainda mais importante que você fique satisfeito com o que você vai pendurar na parede.
Os temas e as imagens escolhidas geralmente dizem muito sobre a nossa personalidade e nossos gostos pessoais. Por isso, escolher as imagens é um bom ponto de partida para que depois você possa adaptar de acordo com os estilos de decoração que você escolherá para cada ambiente do seu lar.
2- Escolha as cores dos seus quadros
Se você já escolheu o tema dos seus quadros, agora é hora de pensar na paleta de cores que você utilizará para os seus quadros decorativos. Claro, já pensando nos ambientes em que eles serão colocados e qual será o estilo de decoração predominante.
Existem diferentes maneiras de você escolher os tons predominantes nos quadros de forma que eles harmonizem com o restante do ambiente. O primeiro passo é analisar a paleta de cores do cômodo. Leve em consideração outros objetos de decoração e móveis, como porta-retratos, sofá, tapetes, cortinas, a sua própria parede, piso, etc.
Após fazer essa análise, leva em consideração que tons mais quentes combinam melhor com quadros que possuem cores neutras para harmonizar o ambiente. Já se o seu cômodo possui tons mais neutros, quadros de cores quentes podem proporcionar um equilíbrio mais interessante e dar um aspecto visual elegante.
Após fazer a análise da paleta de cores presentes no seu ambiente, e das cores predominantes que precisam estar nos quadros decorativos, vai ficar muito mais fácil escolher. Mas ainda existem outros critérios que você pode avaliar. Veja a seguir!
3- Opte por imagens de quadros que você realmente goste
Esta pode parecer uma dica simples e até talvez um pouco óbvia, mas a verdade é que muitas pessoas escolhem as imagens de quadros decorativos visando agradar mais outras pessoas do que a elas mesmas. Em outras ocasiões, a decoração do ambiente já está pronta, e a pessoa se sente na obrigação de escolher quadros decorativos que estejam em harmonia com o estilo do local, mas não necessariamente gostam do tema das imagens.
A verdade é que a melhor imagem de um quadro decorativo é aquela que mais agrada a você. É aquela arte que consegue transmitir perfeitamente o que você sente e a sua personalidade para o ambiente.
Sabe aquele tipo de quadra em que você bate o olho e se apaixona à primeira vista? É o quadro ideal para que você utilize no seu ambiente. Justamente por esse motivo é mais importante você optar primeiramente por uma arte que agrada você do que ao estilo de decoração propriamente dito.
Às vezes, é mais interessante você fazer pequenas mudanças no seu ambiente para que o seu quadro escolhido seja a atração principal, ao invés de tentar utilizar quadros cujas imagens não dizem muito a você, mas que já estão prontas para se adequar a determinada a parede.
Por fim, após você escolher a imagem ideal de acordo com seu gosto pessoal, saiba que também é importante analisar a moldura utilizada. Pode acreditar: por mais que você ache que não há tanta relevância, o tipo de moldura utilizada pode influenciar muito a estética do ambiente.
Existe uma gama enorme de materiais, cores e espessuras para molduras de quadros decorativos para ajudar você na escolha. Nós preparamos um conteúdo falando especificamente sobre este tema e você pode conferir clicando aqui.
Você gostou de saber como escolher a imagem ideal para um quadro decorativo? Então, aproveite para conhecer a loja da Boemi e confira toda a nossa coleção de quadros para compor a sua própria decoração.