Na hora de criar um arranjo de quadros decorativos na sua casa, tão importante quanto a escolha da obra é a das molduras para quadros. Aprenda a fazer uma composição harmoniosa com as dicas da Boemi!
Ao montar uma composição de quadros decorativos em seu lar, não existem regras. A única lei é deixar a sua criatividade fluir! Porém, antes de montar os arranjos de quadros decorativos nas suas paredes, existe uma etapa fundamental para a qual você deve dar atenção: a escolha das molduras.
Seja para quadros grandes ou pequenos, molduras padrão, filete ou a moldura caixa, saiba que a principal função da moldura é destacar a própria arte, além de combinar com as cores do ambiente.
Nós preparamos algumas dicas práticas para que você não erre na hora de escolher as molduras. Quer harmonizar o seu ambiente? Confira a seguir!
Composição em prateleira com molduras para quadros
Uma forma muito legal de você criar a sua composição e seguir uma nova tendência é colocar quadros decorativos em prateleiras.
Para isso, é importante que elas sejam mais fininhas e próprias para suporte de molduras. Assim, você poderá colocar diferentes quadros sobre elas.
Permita que sua criatividade flua! É possível mesclar quadros com diferentes tamanhos e molduras e experimentar diferentes posições. O mais legal desse tipo de composição é que você pode mudar o tamanho dos quadros e a ordem quantas vezes quiser, de forma simples e prática, e sempre dando a impressão de que mudou a decoração do ambiente.
No final das contas, lembre-se que existem milhares de possibilidades de decoração diferentes, mas o que vale mesmo é que você esteja satisfeito(a) com a sua!
Tamanho das molduras para quadros
Outro ponto a considerar é a localização da imagem. Com base na cor da parede e nas cores do ambiente, você pode escolher uma cor ao invés de outra.
É importante ter sempre em mente o tamanho da parede. Se a sua parede é muito grande, considere como opção colocar várias molduras de diferentes tamanhos. É uma forma muito interessante de criar composições modernas e ao mesmo tempo brincar com a criatividade.
Se por outro lado suas paredes forem menores, é melhor não as sobrecarregar com muitas molduras. Neste caso pode optar por uma quantidade menor, mas de tamanho médio.
Brincar com materiais e dimensões diferentes dá um toque distinto ao ambiente, desde que não sature o espaço. Assim, você pode combinar diferentes estilos.
Confira a seguir alguns tipos de molduras que você encontra na Boemi!
#1. Moldura filete
A moldura filete é discreta e elegante, e proporciona um acabamento minimalista em quadros decorativos.
A variedade de cores desse tipo de moldura possibilita que elas sejam associadas a diferentes tipos de artes, como fotografias em preto e branco, desenhos coloridos ou artes abstratas, sem descaracterizar a essência da obra.
Na Boemi, você encontrará a moldura filete em diferentes cores: preto, branco, madeira e escura (um tom de madeira mais escuro) já cantoneiras e penduradores. Veja abaixo!
#2. Moldura padrão
A moldura padrão é o tipo mais tradicional de acabamento para quadros decorativos. Se você não gosta muito de ambientes despojados demais, mas nem tão formais, a moldura padrão pode ser o equilíbrio perfeito.
Além disso, ela pode ser combinada com diferentes estilos de decoração, pois sua moldura não “pesa” muito, como a moldura caixa.
Na Boemi, ela pode ser encontrada em diferentes cores também: branco, preto, crua e escura. Confira abaixo alguns exemplos!
#3. Moldura caixa
Essa moldura é especial porque proporciona uma sensação de profundidade, já que há um espaçamento maior entre as bordas da moldura e a arte.
Esse tipo de moldura fica muito interessante com vidros, que proporcionam um efeito visual bem interessante, dando a sensação não só de maior profundidade, mas também de maior robustez e elegância.
Ela também pode ser encontrada nas cores preto, branco, crua e escura. Veja alguns exemplos a seguir.
#4. Placas decorativas
As placas decorativas são ideais para quem não busca por um acabamento tão detalhado. Além disso, elas são mais baratas, sendo uma opção mais econômica para quem deseja gastar menos na hora de montar a composição.
Mas isso não muda o fato de que é possível montar galerias incríveis com as placas decorativas. Inclusive, são ideais para quem tem um estilo mais descolado e não tem receio de inovar.
Ao adquirir a sua placa decorativa, você receberá também um pendurador inteligente para centralizar e fixar na parede.
Nesse caso, não há disponibilidade de cores em molduras já que ela não acompanha a moldura. As cores são das próprias artes, e você poderá escolher também o tamanho de acordo com as proporções do ambiente onde você colocará o seu quadro
Mas se você preferir, também poderá utilizá-la em prateleiras, dispensando a necessidade de fixação, como mencionamos no início do artigo! Veja um exemplo abaixo de placa decorativa em MDF.
Todas as impressões são feitas em vinil acetinado, um material semelhante ao papel fotográfico, porém de qualidade superior e com maior resistência, sempre em alta resolução. O resultado são quadros com cores vivas, nítidas e de alta durabilidade. Além disso, as molduras são produzidas com MDF à base de Pinus e Eucalipto 100% de reflorestamento. Além de embelezar o seu lar, estará contribuindo para um mundo mais sustentável!
Gostou das nossas dicas? Aproveite para acessar aqui a Loja da Boemi e escolher sua composição!