Embora sejam muito parecidos, cada estilo de decoração tem suas próprias particularidades. Entenda a diferença entre os principais tipos de decoração!
Alguns estilos de decoração e design podem ser facilmente confundidos, porque muitas vezes possuem elementos em comum. Agora, quando o assunto são os estilos escandinavo, minimalista e clássico, quase todo mundo se confunde. Embora as cores neutras sejam predominantes na decoração, cada estilo tem suas próprias particularidades.
Isso não significa que eles não possam ser misturados para compor uma nova decoração. Mas é importante que você entenda suas diferenças para poder fazer um planejamento do que realmente quer para a decoração do seu ambiente.
Vamos lá!
Tipos de decoração: entendendo o estilo minimalista
O termo minimalismo surgiu na década de 1960 para descrever o trabalho de alguns artistas da época. Embora o termo seja amplamente utilizado para definir estilos de decoração, o minimalismo vai além. Tanto a arte quanto a moda, cinema e até mesmo a música, foram influenciados pelo estilo minimalista.
Esse estilo de decoração também teve influência do design tradicional japonês, que utiliza linhas limpas e movimento. São predominantes no estilo de decoração as cores preto e branco, e a principal característica é a simplicidade na composição do ambiente.
A premissa do estilo minimalista é que todos os objetos de decoração e móveis devem ter um motivo plausível para estar em um ambiente. Nos últimos anos, o minimalismo passou a explorar uma variedade maior de cores e texturas para deixar os ambientes mais aconchegantes.
Por que ele é diferente do estilo escandinavo?
O estilo escandinavo é um pouco mais antigo do que o minimalista. A primeira vez que o termo surgiu foi na década de 1950 na região nórdica da Europa. A primeira diferença começa por aí. O minimalismo surgiu nos Estados Unidos, enquanto o estilo escandinavo teve mais influências do estilo de decoração oriental.
A Escandinávia é uma região que compreende os países da Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia. Uma das principais características do estilo de decoração é a utilização de materiais naturais, com traços simples e cores neutras.
Para que você possa ter uma boa ideia, imagine uma casa feita toda de madeira, com ambientes integrados, cores monocromáticas, iluminação totalmente natural e obras de arte. Assim como no minimalismo, o estilo escandinavo também preza pelo aconchego dos ambientes e pelo não excesso de materiais. Então, qual é a diferença entre os dois estilos?
A verdade é que o ambiente pode ser minimalista e escandinavo ao mesmo tempo. Um estilo não exclui o outro. Uma das principais diferenças está nos materiais que são utilizados para compor a decoração. Geralmente, o design minimalista utiliza mais peças de plástico e aço inoxidável. Já no estilo escandinavo, são utilizados muito mais materiais orgânicos como madeira e objetos produzidos com fibras naturais.
Enquanto o estilo minimalista preza pela utilização de cores monocromáticas, especialmente o branco e o preto, o estilo de decoração escandinavo utiliza mais cores ligadas a elementos naturais, como alguns tons de verde e marrom.
Independentemente do estilo que você escolher, seja minimalista ou escandinavo, saiba que ambos prezam pela organização e aconchego dos ambientes. Mas ainda tem mais um estilo: o clássico.
O que diferencia o estilo clássico do minimalista e escandinavo?
Embora muitas pessoas confundam os estilos minimalista, escandinavo e clássico, saiba que este último não tem nada a ver com os outros dois. A decoração clássica prioriza ambientes luxuosos e sofisticados e objetos ornamentais. Mais do que o aconchego, o estilo busca a elegância dos ambientes.
A decoração clássica surgiu muito antes da escandinava e minimalista, em uma época em que beleza era sinônimo de fortuna. Com o passar das décadas, o estilo de decoração foi se reinventando e se fundindo com alguns elementos do estilo contemporâneo.
Uma das principais diferenças no estilo clássico para o minimalista e escandinavo está justamente no fato de serem utilizados muitos objetos de requinte no ambiente, como enfeites, cristais, espelhos, arranjos entre outros.
Vai totalmente contra a premissa do minimalismo que é não utilizar excesso de materiais e móveis no ambiente.
Ainda sobre os tipos de decoração clássicos, ele tem um aspecto um pouco mais pesado na decoração. Antigamente, os tecidos utilizados eram produzidos à base de seda e veludo, que transmitem uma presença bem mais forte no local. As cortinas que cobriam as janelas eram envoltas em barras para causar esse aspecto mais pesado na decoração. É praticamente impossível pensar em uma decoração clássica que não seja montada com lustres, espelhos, quadros e outros objetos que proporcionam elegância e luxo.
Agora que você já sabe as principais diferenças entre os estilos minimalista, escandinavo e clássico, que tal comparar as coleções de quadros decorativos dos três estilos e escolher os seus preferidos? Clique aqui para conhecer a loja da Boemi!
Mas não se prenda a um único estilo. Até porque, como você sabe agora, os estilos minimalista e escandinavo são bem parecidos. Você também pode adicionar alguns toques de estilo clássico no seu ambiente. Basta fazer um bom planejamento para que os tipos de decoração possam conversar entre si sem pesar muito no ambiente.