Você é apaixonado por arte e quer conhecer novos talentos que estão se destacando no cenário nacional e internacional? Então, este artigo é para você!
Nós selecionamos 5 artistas emergentes que estão chamando a atenção pela qualidade, originalidade e diversidade de suas obras, que vão desde pinturas, fotografias, ilustrações, até performances e instalações.
São artistas que exploram temas como identidade, corpo, cultura, política, natureza e tecnologia, com linguagens e estéticas variadas, que refletem o seu tempo e o seu contexto.
Ficou curioso? Então, confira a nossa lista e fique de olho nesses nomes em 2024!
1. TRANSÄLIEN
TRANSÄLIEN é o codinome artístico de Ana Giselle, uma multiartista pernambucana que usa o seu corpo trans como plataforma de expressão e resistência. TRANSÄLIEN cria obras que misturam elementos de ficção científica, afrofuturismo, cyberpunk e queer, com o objetivo de questionar as normas e os padrões impostos pela sociedade.
TRANSÄLIEN utiliza de máscaras, próteses, dispositivos e roupas para se transformar e se transmutar, criando personagens e narrativas que desafiam as noções de gênero, sexualidade, raça e classe. TRANSÄLIEN também realiza performances, vídeos e instalações imersivas, que convidam o público a entrar em um universo paralelo, onde as diferenças são celebradas e as possibilidades são infinitas.
TRANSÄLIEN foi um dos destaques da exposição Um século de agora, no Itaú Cultural em São Paulo, com a sua instalação COSMOVERSE (2022), que apresenta vídeos de referências afrofuturistas. TRANSÄLIEN também foi indicada ao Prêmio PIPA 2022, um dos mais importantes prêmios de arte contemporânea do Brasil.
Perfeito para quem é fã de… Janelle Monáe, Björk e David Bowie.
2. Maria Macêdo
Maria Macêdo é uma artista, educadora e pesquisadora cearense, que nasceu em um distrito chamado Quitaiús, em uma família de agricultores e retirantes. A sua origem e a sua trajetória são as principais fontes de inspiração para as suas obras, que abordam temas como o êxodo rural, a desapropriação de terras, a violência contra as mulheres e a memória afetiva.
Maria Macêdo produz vídeos, pinturas, instalações e performances, a partir da ciência da mata, das vivências enquanto mulher preta e nordestina, e da relação com o labor. As suas obras são marcadas pela presença de elementos naturais, como plantas, frutas, sementes, terra e água, que simbolizam a sua conexão com a sua ancestralidade e com o seu território.
Maria Macêdo foi indicada ao Prêmio PIPA 2022 e participou de diversas exposições coletivas, como a 14ª Bienal de Curitiba, a 23ª Bienal de Arte Paiz, na Guatemala, e a mostra Histórias das Mulheres: Artistas até 1900, no MASP, em São Paulo.
Perfeito para quem é fã de… Adriana Varejão, Rosana Paulino e Sonia Gomes.
3. Nidia Aranha
Nidia Aranha é uma artista visual nascida em Itaguaí, na baixada fluminense do Rio de Janeiro, que subverte as noções conservadoras sobre o corpo humano, compreendendo este como parte de uma construção histórica, cultural e política, sujeita a infinitas transformações físicas e poéticas.
Nidia Aranha utiliza o seu próprio corpo travesti como matéria-prima para as suas obras, que incluem fotografias, vídeos, esculturas, objetos e performances. As suas obras são provocativas, sensuais e políticas, que questionam os padrões de beleza, de gênero, de sexualidade e de moralidade impostos pela sociedade.
Nidia Aranha participou da exposição Histórias Brasileiras, no MASP, em São Paulo, com a sua obra Cápsula de Leite (2020), que consiste em uma cápsula futurista que carrega o leite produzido pela própria artista, enquanto ela esteve sob uma dieta hormonal que resultava na indução de lactação.
Perfeito para quem é fã de… Lygia Clark, Ana Mendieta e Laerte.
4. Inhaler
Inhaler é uma banda irlandesa de rock alternativo, formada em 2016 por Elijah Hewson (vocal e guitarra), Robert Keating (baixo), Josh Jenkinson (guitarra) e Ryan McMahon (bateria). A banda é influenciada por nomes como U2, The Killers, The Strokes, Joy Division e The Cure, e tem um som que mistura guitarras, sintetizadores e letras que falam sobre amor, angústia, ansiedade e esperança.
Inhaler já lançou dois EPs, I Want You (2017) e It Won’t Always Be Like This (2018), e vários singles, como Falling In, We Have To Move On, Cheer Up Baby e Totally. A banda também já fez turnês pela Europa, Estados Unidos e Austrália, abrindo shows para bandas como Blossoms, Noel Gallagher’s High Flying Birds e Kaiser Chiefs.
Inhaler está prestes a lançar o seu primeiro álbum, It Won’t Always Be Like This, previsto para julho de 2023. A banda também era cotada para vir ao Brasil na próxima edição do Lollapalooza, mas sem a confirmação do festival, pode ser que eles venham em outras ocasiões.
Perfeito para quem é fã de… U2, The Killers e The Strokes.
5. Gracie Abrams
Gracie Abrams é uma cantora e compositora norte-americana, que vem encantando os fãs com as suas músicas repletas de composições sinceras e autênticas. Filha do cineasta J.J. Abrams, Gracie começou a postar vídeos tocando piano e violão no Instagram e no YouTube, e logo chamou a atenção de artistas como Billie Eilish, Lorde e Finneas.
Gracie Abrams lançou o seu primeiro single, Mean It, em 2019, e o seu primeiro EP, minor, em 2020, que contém faixas como I miss you, I’m sorry, Friend e Long Sleeves. As suas músicas são influenciadas por artistas como Joni Mitchell, Carole King, Tyler, The Creator e The 1975, e têm um estilo que varia entre o pop, o indie e o folk.
Gracie Abrams foi nomeada como “artist to watch” por diversos veículos, como Pigeons & Planes, Idolator e Vogue UK. Ela também já fez parcerias com artistas como Jeremy Zucker, Role Model e BENEE, e já abriu shows para LANY e Conan Gray.
Perfeito para quem é fã de… Taylor Swift, Olivia Rodrigo e Phoebe Bridgers.
Conclusão
Esses foram os 5 artistas emergentes que você precisa ficar de olho em 2024. São artistas que estão fazendo arte com qualidade, originalidade e diversidade, e que prometem surpreender e emocionar o público com as suas obras.
Se você gostou das nossas dicas, não deixe de visitar o nosso site e conhecer os nossos quadros decorativos, que também oferecem artes exclusivas para todos os ambientes. Você pode escolher entre quadros de pintura, fotografia, ilustração, tipografia e muito mais, com molduras de alta qualidade e vidro para proteger as suas artes.
Aproveite e faça o seu pedido agora mesmo e receba os seus quadros decorativos no conforto da sua casa ou do seu escritório.
A BOEMI espera por você!