A personalidade de uma pessoa pode se traduzir em diferentes estilos de decoração. Quer saber qual é o seu? Confira a seguir!
Existem tantos estilos de decoração, que muitas pessoas têm dificuldade para encontrar aquele que melhor condiz com a personalidade.
Por isso, resolvemos criar uma lista com alguns dos mais conhecidos estilos de decoração para que você conheça um pouquinho mais sobre eles e possa escolher com mais facilidade o que combina mais com o seu ambiente.
Mas não se prenda a um único estilo de decoração: afinal, seria um desperdício escolher apenas um quando há tantas possibilidades de mesclar cores, detalhes, texturas e ideias. Afinal, a riqueza está justamente em dosar diferentes estilos de forma a transmitir os seus sentimentos e sensações.
Vamos lá?
1- Estilo clássico para quem não quer ousar muito
Se você é do tipo de pessoa que não gosta de se arriscar muito, o estilo clássico pode ser mais indicado para você. Ele é o mais difícil de errar, porque não ousa muito nas cores. Os tons beges e claros, além do branco, são as cores predominantes.
O estilo clássico também combina com objetos de decoração e móveis que dão um certo ar de luxo para o ambiente. Por exemplo, porcelanas, cristais, candelabros, livros, lustres e flores se destacam no ambiente. Também é possível criar composições com quadros decorativos com artes relacionadas ao estilo clássico.
Vale destacar também que quando o tema é iluminação, a ideia é aliar o estilo clássico com a luz utilizado no passado. Sabe aquela luz meio fraca, que lembra velas e lampiões? Dê preferência para luz amarelada em ambientes com estilo clássico, pois elas deixam a iluminação local mais branda.
Abajures, lustres e candelabros com velas também ganham destaque na iluminação de um ambiente onde predomina o estilo clássico de decoração.
2- Estilo Escandinavo para quem prioriza estilos de decoração em ambientes minimalistas e aconchegantes
De certo modo, o estilo de decoração escandinava tem alguns elementos semelhantes ao estilo clássico. Os tons claros, naturais e amadeirados são predominantes nos ambientes, assim como branco.
Nós já preparamos um conteúdo sobre decoração escandinava, e você pode conferir clicando aqui.
Também é possível utilizar alguns elementos do estilo rústico, como palha, tijolos aparentes e objetos e móveis de madeira. Além disso, você poderá inovar usando alguns elementos do estilo romântico, como cores claras e tons pastéis que proporcionam sensação de conforto e aconchego no ambiente. No final das contas, o estilo escandinavo pode ser uma mistura de diferentes estilos de decoração.
Sabe aquela sensação de quando você entra em um cômodo e não tem mais vontade de sair? Essa é a ideia do estilo escandinavo: priorizar pelo minimalismo e manter o foco em decoração que traga bastante aconchego ao ambiente.
Imagine aquela sala pequena, com tapetes, almofadas, lareira, alguns quadros na parede e um cantinho dedicado à leitura e chá. É mais ou menos por aí!
3- Estilo Retrô para quem tem apego ao passado
Se você é do tipo de pessoa que tem apego e nostalgia pelo passado, o estilo retrô de decoração pode ser uma ótima opção para você personalizar o seu ambiente.
A ideia do estilo é repaginar o cômodo, criando versões novas em objetos e móveis que eram muito utilizados antigamente. Para você decorar o seu ambiente com estilo retrô, a dica é investir em móveis e objetos de decoração que lembram o passado, como televisões antigas, telefones de discar, móveis de madeira, quadros com ícones antigos, etc.
Claro que você não precisa necessariamente utilizar uma televisão dos anos 70. Até porque, além de ser difícil de encontrar, pode não funcionar muito bem. Hoje em dia, é possível encontrar em várias lojas, eletrodomésticos e móveis que imitam os antigos. Então, você pode comprar uma televisão de alta definição com design de um aparelho utilizado antigamente.
Use a sua criatividade para compor o ambiente. Se você gosta de jogos, por exemplo, que tal criar uma decoração com videogames antigos e objetos de decoração de desenhos animados de décadas passadas?
4- Urban Jungle: estilos de decoração para quem ama a natureza
Se você gosta de ambientes naturais e vive na cidade grande, existe uma solução para se aproximar da natureza: decorar o seu ambiente com o estilo Urban Jungle.
Mas existe uma condição para que você use esse tipo de decoração. Você precisa ter tempo disponível para cuidar de todas as plantinhas. Isso porque a ideia é misturar diferentes espécies, e cada uma demanda cuidados especiais e diferentes.
Por exemplo, algumas plantas precisam de mais iluminação do que outras. Algumas precisam ser mais regadas. Outras espécies sequer podem ficar sob a luz do sol. Por isso, você precisa planejar bem o seu ambiente antes decorar o seu lar.
Experimente também mesclar as plantas com quadros decorativos. Você pode, por exemplo, utilizar imagens de quadros relacionados a paisagens, frutas, plantas, animais e outras temáticas que harmonizem com esse tipo de decoração.
E aí, já decidiu qual estilo de decoração combina mais com você? Acesse aqui a loja da Boemi, conheça as nossas coleções de quadros decorativos e crie sua própria composição!