Você gosta de linhas retas, artes modernas e poucos objetos decorativos no ambiente? Então, a decoração contemporânea é para você!
A decoração contemporânea se assemelha em alguns aspectos em relação à decoração minimalista, a começar pela quantidade reduzida de objetos de decoração no ambiente.
Além disso, a decoração contemporânea é marcada pelo uso de elementos sofisticados, atuais e linhas retas. Dificilmente, encontraremos excessos na decoração quando pensamos no estilo contemporâneo.
Em termos de estilo decorativo, a decoração contemporânea é totalmente o oposto do estilo clássico, que usa e abusa de elementos decorativos.
Uma característica predominante do estilo é a limpeza do ambiente. Isso é, esse estilo de decoração pede ambientes mais clean. Ele privilegia objetos menos volumosos, com mais linhas retas e formatos esculturais. Portanto, deve-se evitar utilizar excessos. O objetivo não é distrair quem está no ambiente.
Outro ponto marcante do estilo de decoração contemporâneo é a aposta em contrastes de texturas e cores. Aliás, a combinação de preto e branco é muito utilizada em decorações mais modernas.
O que não deve ser feito na decoração contemporânea?
Ao optar por um estilo de decoração contemporânea, o ideal é evitar cortinas muito volumosas, almofadas e tecidos estampados e excessos na decoração.
Ou seja, evite utilizar elementos de decoração dos estilos clássico e boho. A ideia do estilo contemporâneo é evitar excessos, como mencionado acima! Escolha os tecidos e estampas com cuidado, para evitar uma variação muito grande de cores e texturas.
Lembre-se, não existe regra quando o assunto é decorar um ambiente. Independentemente do estilo que você escolher, será sempre livre para dar o seu próprio toque pessoal e colocar a sua personalidade no ambiente.
Afinal, você é quem mais passará tempo no ambiente e desfrutará da decoração. De todo modo, é importante que você sempre saiba as principais características de cada estilo de decoração a fim de evitar algumas escolhas caso opte por ela.
Resumindo: ao adotar o estilo de decoração contemporâneo, evite excessos de todas as naturezas para valorizar ainda mais o seu ambiente.
Existe alguma diferença entre decoração moderna e decoração contemporânea?
Sim, existem diferenças, apesar de os dois estilos compartilharem alguns elementos em comum. Por exemplo, os dois estilos utilizam bastante linhas retas e priorizam o não excesso de objetos de decoração.
Por outro lado, o estilo contemporâneo tem como base elementos atuais. Já o moderno, se baseia em elementos com design muito utilizado entre as décadas de 1940 e 1970. Dificilmente encontramos esse tipo de elemento no estilo contemporâneo.
Não que você não possa utilizar, mas definitivamente não é o design predominante no estilo. A decoração moderna se baseia em obras como as de Ray Eames e Eero Saarinen, por exemplo.
Ainda no estilo contemporâneo, os espaços vazios são elementos chave. Na verdade, eles são tão importantes quanto os próprios objetos de decoração, como quadros decorativos e móveis. O ponto é que espaços vazios também geram um impacto visual, de certo modo.
Quer um exemplo de um cenário comum no estilo de decoração contemporâneo? Mesas grandes, quadros decorativos nas paredes, mesas de jantar com poucos enfeites e pisos aparentes formam uma composição muito utilizada.
A diferença para o estilo clássico é que, apesar de também valorizar espaços vazios, eles são menos numerosos do que no estilo contemporâneo.
Quais são as cores mais utilizadas na decoração contemporânea?
O branco é a cor base utilizada neste estilo de decoração. Por ser uma cor neutra e clara, permite que outras cores mais vibrantes sejam utilizadas sem carregar demais o ambiente como, por exemplo, uma cadeira colorida ou uma composição de quadros decorativos com tons mais vibrantes.
Mas não se prenda à utilização do branco, apenas. Também é possível utilizar outras combinações que proporcionam elegância, sem perder a essência do estilo.
Por exemplo: se você quer mais contraste no ambiente, pode utilizar uma mistura de cinza escuro ou preto com o branco. Também é possível utilizar tons diferentes de cinza, marfim, ou se preferir cores mais fortes para valorizar alguns pontos do ambiente, poderá usar tons de azul marinho, verde esmeralda, amarelo e vermelho.
Todas essas cores combinam muito bem no ambiente se você utilizar o branco como base.
Que tipo de material é utilizado nesse tipo de decoração?
Apesar de não apresentar muitos elementos, a decoração contemporânea se baseia no forte uso de materiais como pedras (mármore, por exemplo), madeira, metal prateado, vidro, cimento e aço.
Por isso, você pode mesclar com outros estilos de decoração, como a industrial, por exemplo.
O estilo contemporâneo também prioriza superfícies lisas. Dica: você também pode ocultar a fiação dos aparelhos eletrônicos do ambiente para deixar o visual ainda mais limpo e prático. Como alternativa, você pode utilizar racks e painéis.
Você gostou de saber como decorar um ambiente com o estilo contemporâneo? Acesse a loja da Boemi e confira nossas coleções de quadros para compor sua decoração.